quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Minha História


Eu, Luana Pinheiro Raymundo, tenho 34 anos, sou nutricionista, formada pela Universidade Vila Velha (UVV) no Espírito Santo ( primeiro curso de Nutrição do Estado) em 2003.
Minha carreira profissional sempre foi marcada por desafios e conquistas, enquanto universitária sempre tive a preocupação com o “social” realizava projetos em parceria com a Coordenação do Curso, em bairros carentes de Vitória e Vila Velha.
Minha área de atuação sempre foi UAN- Unidade de Alimentação e Nutrição me identifiquei logo no início do curso, nas aulas de administração de UAN, técnica dietética...
Meu primeiro emprego, foi na SEJUS- Secretaria de Justiça do Espírito Santo, implantei o serviço de nutrição no sistema prisional do estado- resultando na publicação do trabalho científico no 18° Congresso Brasileiro de Nutrição e Qualidade de Vida: Enfrentando desafios- Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e Associação Mato Grossense de Nutrição (ASMAN) em 2004 . Eu supervisionei oito empresas de alimentação que prestavam serviço para quatorze presídios do estado.
Depois trabalhei na CVRD- Companhia Vale do Rio Doce, numa empresa de alimentação terceirizada, como nutricionista do restaurante central servíamos 2.500 refeições, no total a cozinha industrial produzia 10.000 refeições/dia eu administrava também o serviço de coffee-breack da CVRD eram 30/dia em média.
Eu e duas e colegas (tempos bons que não voltam mais...trabalho de muita parceria e aprendizagem) de profissão prestamos consultoria na elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação de uma panificadora do estado, a Firenze.
Trabalhei também num canteiro de obras da CST- Companhia Siderúrgica de Tubarão, numa empresa de alimentação terceirizada, gerenciando um restaurante que servia 1.600 refeições (foi tenso!).
Iniciei meu trabalho de atuação em Clínica, fazendo atendimento em consultório numa rede de clínicas em Vila Velha e Laranjeiras-Serra no Espírito Santo.
Bem, no final de 2005, tive a oportunidade de estar conhecendo o mercado offshore, outro “mundo”, onde tudo é diferente e surpreendente e nem preciso falar na emoção/tensão que é estar numa plataforma de petróleo e gás no meio do mar a quilômetros de distância da costa, 14 dias no mar e 14 em terra.
Olha é uma experiência ímpar tanto pessoal como profissional, acho que todas as pessoas deveriam viver um período confinadas para experimentarem tal sensação, tem o lado positivo e negativo, como tudo na vida!
Trabalhei em regime de embarque durante 3 anos em 4 empresas de hotelaria,atuei como comissária e supervisora, tive a oportunidade de participar do processo de recertificação ISO 22000- SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR (Normas Brasileiras) foram certificados: a base da empresa em Macaé e uma plataforma petrobras .
Que adrenalina!...é um misto de todos os sentimentos, lá no mar sentimos: saudade, insegurança, satisfação, momentos reflexivos, as paisagens... ao amanhecer e anoitecer é um espetáculo!... uma declaração de amor, de Deus aos homens, pena que nem todos agradecem, ...as noites de lua cheia, as estrelas, temos a sensação de estarmos mais próximo de Deus!
Sem falar gente... na tensão pré-embarque e pré-desembarque é uma ansiedade só, o meio de transporte para o trabalho então... ora de cesta (uma espécie de bóia com amarrações de corda, onde ficam 4 pessoas para o guindaste içar) , ora de helicóptero com direito a pane de 3 minutos e tudo!!!... mais parecia filme de aventura!
Mas a realidade era dura, eu respeito e admiro muito os trabalhadores embarcados principalmente as mulheres com seus maridos, filhos, TPM’s da vida... foram momentos inesquecíveis e enriquecedores!
Embarquei em Vitória, no Rio Grande do Norte (Guamaré- interior de Natal), Macaé, Farol de São Tomé, Jacarepaguá- RJ, morei na Bahia, agora no Rio de Janeiro, região dos lagos.
Depois que decidi não mais embarcar, foi oportuno receber o convite para ingressar na Docência no Senac de Macaé e Rio das Ostras, no programa PROMINP- Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (instituído pelo governo federal- sob coordenação da Petrobras) em cursos de qualificação profissional de cargos como: comissário, cozinheiro, ajudante de cozinha, taifeiro... em empresas de hotelaria, também ministro cursos de reciclagem dessas empresas.
Em paralelo, também atuo como Personal Diet (home care) com atendimento domiciliar e presto consultoria aos serviços de alimentação de empresas.
E agora, como colunista do portal Ilagos, espero poder somar de alguma forma, através de matérias, artigos, receitas, arquivos, bate-papo... enfim dar minha contribuição pessoal e profissional a você internauta. Seja bem vindo!
Obrigada!

Um comentário:

  1. Excelente seu blog. As matérias são claras e objetivas. Já estou adotando os suquinhos deliciosos. Bjs e muuuuuuuito $uce$$o.

    ResponderExcluir